10 agosto 2009

APRESENTAÇÃO


O projeto Atelier Livre consiste em uma residência artística patrocinada pela Prefeitura de São Paulo e pelo programa VAI, que está ocorrendo na Casa de Cultura Raul Seixas (Itaquera-sp), onde os artistas plásticos Flávio Camargo (seres) e Toni William vem desenvolvendo sua produção e recebendo o público interessado com propostas de criação plástica em diversos meios, numa estrutura móvel (Carro/atelier) equipado com diversos materiais e um computador com impressora a disposição.
De julho a Outubro de 2009, todos os sábado




Carro/atelier. Base móvel para criação artistica é uma espécie de baú ambulante que se transforma em atelier equipado com diversos materiais e ferramentas além de um computador com impressora a disposição.


O F I C I N A S


Cartografias ( Mapas Urbanos): Livro de Artista, Cadernos de esboço, sckethbook, livro objeto e outras possibilidades do livro abordadas dentro de uma cartografia da criação e dos espaços vivenciados na cidade.

Encadernação, desenho, pintura, colagem e processos de reprodução alternativa.



Olhar em Fluxo (Imagem e Movimento): Abordagem criativa da imagem em tempos de transito constante com foco nas possibilidades físicas da experiência visual no meio urbano.

Flip-book, vídeo, fotografia, animação digital e experimentos alternativos de imagem em movimento.



Poster/ palavra ( Cidades Escritas): O que é afinal a palavra e seus signos na cidade ? grafia, textura, informação... tudo está entrelaçado. Refletir já é intervir nesse horizonte de linguagens.

Cartazes, livros, colagens, tipografia alternativa e caligrafia urbana.



Transitar os Espaços ( Ocupação e Intervenção): Expor, mostrar, ocupar, invadir, intervir e ferir as estruturas dos espaços para amparar o olhar em todas as suas formas. Estratégias de ação no tecido urbano.

Intervenção urbana, colagens, stickers, lambe-lambe, objetos e exposição.



P A L E S T R A S

Artur Cole Artista Plástico, Prof. Doutor e Pesquisador em Arte e Cidade.

Ângela Castelo Branco Escritora, Mestre em letras ( Atelier do Centro).

Rubens Espírito Santo Artista Plástico e Professor de Filosofia da Arte (Atelier do Centro)


Um comentário:

  1. Parabéns aos idealizadores e realizadores dessa iniciativa. Irei em breve conhecer este ateliê e "fazer arte".

    Wilson

    ResponderExcluir